Receber bem? 4 dicas para agradar seus convidados

Alguns dizem que receber bem é um dom. Promover um ambiente acolhedor e uma atmosfera agradável exige a capacidade empática de se colocar no lugar dos convidados e imaginar o que seria confortável para eles. Porém, com algumas dicas valiosas, não é impossível fazer com que a recepção em sua casa seja um sucesso.

Pensando nisso, a Censi Fisa traz 4 aspectos para você agradar seus convidados.

Conforto com elegância

Para fazer com que seus convidados se sintam bem, o primeiro passo é proporcionar um ambiente agradável. Iluminação mais baixa e em tons quentes promove sensação de relaxamento, assim como cadeiras, poltronas, sofás e almofadas confortáveis convidam ao bem-estar. A regra é compor um ambiente equilibrado, que combine conforto com elegância na medida certa para conquistar suas visitas.

À mesa, preocupe-se com o acabamento. Cada talher ou louça deve ter um lugar específico e o propósito de cada taça ou copo deve estar nítido (qual deles é para beber água, suco, vinho ou espumante). Velas e flores também garantem bossa à composição, mas cuidado para não exagerar. A regra  do “menos é mais” funciona muito bem neste contexto. 

Cardápio refinado

Na hora de definir o cardápio, considere o tipo de ambiente que você gostaria de proporcionar aos seus convidados. Se mais informal, aposte em petiscos mais práticos, a exemplo de tábuas de antipasti com variedades de queijos e frios, além de bruschettas, que podem ser tradicionais (de tomate e manjericão) ou mais ousadas, como tiras de avocado e lâminas de salmão defumado. 

Para quem quer um jantar mais formal e elaborado, aposte no serviço à francesa, que garante uma boa apresentação dos pratos e evita imprevistos na hora de servir. Pequenas porções em mini caçarolas conferem um charme extra ao aspecto do prato. 

Outra opção é contratar um personal chef, ou seja, um profissional especializado para preparar o cardápio de acordo com as preferências suas e de seus convidados.

Harmonização perfeita

A harmonização nada mais é que a busca pelo equilíbrio entre o vinho, o prato e o gosto pessoal de cada um. Ou seja, para completar perfeitamente o cardápio, as bebidas também devem harmonizar com o que será servido. Tratando-se de paladar, não existem regras rígidas na hora de harmonizar, mas algumas dicas facilitam o processo, como atentar-se a vinhos e pratos com o mesmo corpo, de modo que um não anule o sabor do outro. Além disso, vinhos tânicos combinam com receitas mais robustas e comidas mais amargas, como churrascos e outras carnes vermelhas, bem como vinhos com alto teor alcoólico reforçam ainda mais os gostos apimentados ou muito salgados, deixando a combinação acima do ideal.  

Playlist adequada

Nossa última dica diz respeito à seleção de uma playlist musical adequada para recepcionar bem seus convidados. A música tem o poder de transformar ambientes, por isso essa escolha é tão importante. Pense na atmosfera que quer proporcionar e faça a combinação perfeita. Estilos clássicos, como bossa nova e jazz, são ideais para criar um clima intimista, assim como canções acústicas ou em estilo lounge. Caso esteja em dúvida, recorra às plataformas de streaming, a exemplo do Spotify ou da Apple Music, que contam com diversas playlists prontas, já separadas por categoria de eventos.

A Censi Fisa busca proporcionar a cada detalhe de seus empreendimentos o ambiente perfeito para que você receba seus convidados com todo o conforto e sofisticação. E você? Tem alguma dica especial para receber bem? Compartilhe conosco nos comentários. Para mais dicas, continue acompanhando o nosso blog.

Leia também: 3 receitas rápidas e sofisticadas para receber os amigos em casa