Poemas: saiba a importância deles na formação das crianças

O desenvolvimento infantil é fascinante. As crianças estão abertas a todas as experiências que possam ser proporcionadas a elas, e aspectos culturais devem ser cultivados desde a primeira infância. A Censi Fisa reconhece o valor da cultura para criar vínculos afetivos, tanto entre pais e filhos, quanto com a beleza da literatura poética. Pensando nisso, trazemos alguns pontos fundamentais da importância dos poemas na formação das crianças. Confira!

 

Criação de vínculos afetivos e culturais

 

O primeiro ponto que mostra a importância dos poemas na formação das crianças é a possibilidade de criação de vínculos afetivos entre pais e filhos. Especialistas em desenvolvimento infantil afirmam os benefícios dos pais terem tempo de qualidade com seus filhos, e ler para eles é uma ótima forma de fazê-lo. Momentos como estes tornam-se boas lembranças que acompanham toda a vida da criança — e nada melhor do que essas memórias estarem diretamente conectadas com os livros, não é mesmo!? Isso cria um laço importantíssimo entre os bons momentos e a literatura, fomentando um repertório cultural desde a mais tenra idade.

 

Brincadeiras com as palavras

Os poemas são como músicas em forma de texto e, por isso, ideais para ensinar sobre o ritmo das palavras e a sonoridade construída por meio das rimas e repetições. Assim, ouvir e recitar poemas desenvolve a percepção da melodia da linguagem, com suas pausas e continuidades, além de um despertar para aspectos da oralidade, como entonação e acentuação, bem como o interesse pela própria literatura, incentivando não só a leitura, mas a escrita dos pequenos também. 

 

Desenvolvimento de um olhar curioso e criativo 

 

Ao descobrirem que os poemas contribuem para a construção de jogos de associações entre palavras, significados e metáforas, abre-se um novo mundo para as crianças, desenvolvendo uma nova forma de se relacionar com o mundo, com um olhar curioso e criativo. Na infância, tudo é aprendizado, e os poemas apresentam um potencial incrível de mostrar a beleza do mundo de forma literária. 

 

Teríamos muito mais benefícios para listar sobre a importância dos poemas na formação das crianças, mas queremos deixar uma seleção do Blog Leiturinha com 15 poemas para você ler com seus filhos: confira aqui! A Censi Fisa trabalha também pela promoção da arte e da cultura em diversas áreas, saiba mais em nosso site