Domótica: como transformar sua casa com essa tecnologia inovadora

A união dos termos domus (casa) com robótica dá a origem à domótica, a tecnologia de automatização de recursos em imóveis. Através dela, é possível controlar diferentes questões iluminação, climatização, abertura de portas, janelas e outros recursos. Esse tipo de sistema foi criado justamente para tornar as rotinas mais rápidas e práticas, facilitando o conforto e trazendo ainda mais segurança para nossas residências.

Desde os anos 80, quando o tema começou a aparecer, até hoje, já vemos muitas funções avançarem e trazerem resultados incríveis. Quer saber quais? A Censi Fisa mostra! Neste post, aprenda como transformar sua casa com essa tecnologia inovadora que é a domótica.

Conectividade

Atualmente, a conexão é a chave. Smartphones, tablets e computadores permitem que a automação vá ainda mais longe e que estejamos “em casa” em qualquer lugar seja do trabalho ou até de uma viagem ao outro lado do mundo. Através de aplicativos, é possível contar com uma gestão integrada dos diversos equipamentos de uma casa, tornando a vida mais confortável, mais segura e até mais divertida. Tarefas rotineiras podem ser feitas automaticamente de acordo com as suas próprias necessidades.

As vantagens são gerais, e também podem beneficiar muito quem tem necessidades especiais, como pessoas idosas ou com deficiência. Esqueceu-se de desligar um eletrônico ou de trancar as suas portas? Com um clique, tudo é feito! 

Iluminação e climatização

Controlar a iluminação e ter nas mãos a regulagem de intensidade é, além de prático, sinônimo de economia. Com sensores de movimento e de luz solar, você pode programar as luzes de um ambiente vazio para não ficarem acesas, e não tem que se preocupar em encontrar o interruptor do quarto às escuras, programando as luzes para acenderem quando você entrar em determinados cômodos. As luzes exteriores também podem, automaticamente, acender assim que começar a ficar escuro, bem como as persianas e cortinas podem ser automatizadas o que, além de ajudar na iluminação, ajuda na sua privacidade. A climatização dos ambientes funciona da mesma forma. Você pode programar horários e temperaturas que garantam o seu conforto térmico quando chegar em casa!

Comunicação e segurança

A domótica pode atuar a diversos níveis de segurança, evitando invasões e sinistros em imóveis automatizados. Isso porque o sistema, auxiliado por sensores, permite detectar fugas de gás, inundações e incêndios em fase inicial, cortando imediatamente as entradas e avisando você e os bombeiros do ocorrido. 

A detecção de intrusos também pode ser feita com a automação, utilizando câmeras, dispositivos de áudio e diversos outros. Assim, você poderá saber quem se encontra nas imediações de sua casa ou escritório, além de poder aproveitar o mesmo sistema para tomar conta das crianças que brincam no quarto ou no jardim. Isso tudo garante a sua comunicação total com seu próprio lar.

Gostou de saber mais sobre a domótica? A automação está cada dia mais comum e pode ser pensada por arquitetos, eletricistas e outros profissionais. Basta mapear suas necessidades e as possibilidades do seu lar mesmo na fase de projeto!