Design rústico ao moderno para decorar sua casa

São inúmeras as possibilidades de decoração da sua casa, partindo desde o estilo rústico até o moderno. Vamos apresentar três possibilidades de design para você se inspirar e incorporar conforme seu lifestyle. São eles: rústico, minimalista e moderno.

1. Design rústico

O estilo rústico caracteriza um design mais natural, estiloso e despojado. Materiais naturais, como madeira bruta, pedras e metais predominam nesse tipo de arquitetura.

A filosofia por trás do design rústico é simples: adotar uma estética orgânica que irá transbordar sua casa com conforto e aconchego.

  •     Mobiliário rústico é feito à mão: geralmente é simples em design e forma, deixando os materiais se destacarem. O estilo rústico não tem linhas ou padrões previsíveis. Móveis de madeira pesada, feitos de toras brutas, tábuas e pedras são comuns.
  •     Paleta de cores naturais: enquanto as cores combinarem com os outros elementos e levarem a uma estética quente e terrosa, não haverá limitações.
  •     Design rústico é convidativo: assim como na paleta de cores quentes, esse tipo de design procura criar uma atmosfera confortável e convidativa.

O design rústico é uma ótima maneira de conectar com os elementos da natureza. Se você procura por um design aconchegante e autêntico essa é uma ótima opção.

2. Design minimalista

Linhas simples, reduzidas e organizadas – esses são alguns dos conceitos que imediatamente vêm à mente quando pensamos em minimalismo. O design minimalista conta com ambientes claros, arejados e decorados com poucas mobílias. Por isso, ao incorporar o estilo em casa, invista em móveis duráveis de design simples, poucas texturas e cores neutras. 

  •     Simplicidade na forma e função: o design minimalista deve ser simplificado, eficiente e direto. Uma das características principais do minimalismo é eliminar o desperdício. Se o objeto não for necessário, livre-se dele. 
  •     Paleta de cores: o minimalismo evita as cores brilhantes e saturadas, geralmente fazendo o uso de uma paleta de cores neutras. Além de ajudar na iluminação, isso faz com que o espaço pareça maior e até mesmo mais ventilado.
  •     Muito espaço aberto: espaços limpos, abertos e iluminados são essenciais. Evite preencher todos os espaços da casa com móveis e objetos decorativos. A ideia no minimalismo é justamente ter ambientes arejados, relaxantes e calmos.

 

3. Design moderno

O design moderno está associado a funcionalidade, uso prático de materiais e a eliminação de ornamentos. Um dos princípios gerais do modernismo era que o design deve derivar diretamente do propósito e que a construção dos elementos deve ter simplicidade e clareza.

  •     Sem ornamentos: molduras decorativas e acabamentos elaborados são eliminados ou muito simplificados, dando lugar a uma estética limpa. Materiais como madeira, tijolo e pedra são usados, mas de forma clean, refletindo um design moderno.
  •     Ênfase em espaços abertos e fluidos: a sala de jantar, cozinha e sala de estar normalmente são integradas, refletindo um modo de vida mais casual.
  •     Uso generoso de vidro e luz natural: as janelas são grandes e espaços, muitas vezes vindo do chão ao teto, oferecendo vistas deslumbrantes e trazendo o máximo de luz natural possível.

Se você tivesse que descrever seu estilo de decoração, qual seria? Você gosta de encher suas prateleiras com antiguidades ou prefere um ambiente mais clean? Ou talvez você goste de móveis mais rústicos? Queremos saber!

Fontes e Fotos: Arch Trends | Hometeka| @rarchitecture_melbourne