Como montar um cinema em casa em 3 passos

A sétima arte pode evocar diversas sensações e sentimentos. Nos cinemas, é possível se emocionar, rir e chorar com dramas, romances, aventuras, comédias e muitos outros gêneros, e é por isso que assistir aos filmes vencedores do Oscar e outros sucessos de bilheteria é um dos hobbies preferidos de muitas pessoas. O melhor de tudo é que, atualmente, com os avanços tecnológicos, não é difícil fazer isso no conforto do seu lar.

Quer saber como conseguir esse efeito de cinema na sua casa? Confira as nossas dicas e boa diversão!

 

Preparando o ambiente

Um cinema não é a mesma coisa se não for completamente escuro. No caso do seu cinema em casa, a regra é basicamente a mesma. Para adaptar seu cômodo, comece investindo em cortinas no estilo blackout — aquelas que são feitas para impedir que a luz natural entre no ambiente durante o dia. Escolha tons escuros para que o isolamento seja o mais perfeito possível.

Preste atenção aos móveis para que eles proporcionem o máximo conforto. Experimente usar poltronas com apoios para os pés ou mesmo pufes. Se a sala possui um piso frio, um tapete pode ser uma ótima opção. Objetos que auxiliam na acústica também são muito importantes, pois um espaço muito vazio pode gerar ecos e deixar o som dos filmes um pouco incompreensível.

 

Equipamentos de vídeo

A escolha do equipamento de vídeo deve levar em conta o tamanho do espaço, uma vez que telas muito grandes em espaços pequenos, além de serem prejudiciais para a saúde dos olhos, podem perder resolução caso estejam muito próximas.

Existe também a opção da instalação de um telão, que pode ter entre 110 e 120 polegadas. Esses são mais indicados para ambientes grandes. Também é possível encontrar no mercado uma grande variedade de projetores e televisores com a tecnologia 3D, que ficam ótimos nesse tipo de ambiente.

 

Equipamentos de áudio

O sistema de som surround é o mais indicado para montar um cinema em casa. Eles permitem a reprodução dos sons por meio de diversos canais, criando uma sensação tridimensional em que o som vem de várias direções, não necessariamente da tela. Na hora de montá-lo, lembre-se de espalhar as caixas pelo ambiente, deixando-as sempre direcionadas para os espectadores.

 

E então, ficou inspirado? Coloque essa ideia em prática e conte para nós o resultado nos comentários!