4 vinícolas imperdíveis para conhecer na Serra Gaúcha

Altitude ideal e fertilidade do solo transformaram a Serra Gaúcha no local perfeito para o desenvolvimento da produção vitivinícola, quando os primeiros imigrantes italianos chegaram por aqui, no século IX. O plantio de videiras num terreno prolífico, desde então, vem proporcionando o amadurecimento dos vinhos e espumantes produzidos na Serra Gaúcha

Com todas essas características favoráveis, os vinhos gaúchos sempre estiveram presentes nas mesas dos brasileiros. No entanto, são os espumantes produzidos por aqui que estão chamando a atenção do mercado internacional. Nos últimos anos, os espumantes gaúchos receberam diversos prêmios e ocuparam posições entre os melhores do mundo. Com todo esse reconhecimento e especialização da indústria, as vinícolas estão entre os destinos preferidos de quem visita a Serra Gaúcha.

Conheça, neste post da Censi Fisa, 4 vinícolas imperdíveis para conhecer na Serra Gaúcha!

 

Cave Geisse | Pinto Bandeira

Fundada em 1979, a vinícola produz um dos melhores espumantes nacionais. Localizada em Pinto Bandeira, os vinhedos oferecem belas paisagens aos visitantes. Durante os finais de semana, a Cave Geisse proporciona o Open Lounge nos seus jardins, com a possibilidade de se desfrutar de espumantes, tábuas de frios e empanadas chilenas. Para quem deseja conhecer o processo de produção dos vinhos, é necessário agendar a visitação com antecedência.

 

Luiz Argenta | Flores da Cunha

Numa região onde a altitude alcança 855 metros, a vinícola Luiz Argenta cultiva 55 hectares de videiras de uvas viníferas. Inclusive, devido ao seu terroir, recebeu o selo de Indicação Geográfica Altos Montes. Localizada em Flores da Cunha, a vinícola oferece diversas atrações para os visitantes, como degustações orientadas, colheita das uvas, podas das vinhas e experiências gastronômicas únicas. 

No Clô Restaurante, situado dentro da vinícola, é possível desfrutar do melhor da gastronomia italiana com um toque contemporâneo. Além do restaurante, a vinícola oferece o Clô Wine Bar, localizado num antigo casarão restaurado de 1929, onde os visitantes podem degustar de vinhos e espumantes com petiscos e ainda contar com uma vista incrível para os vinhedos. 

 

Pizzato | Bento Gonçalves

No Vale dos Vinhedos, uma ótima opção para visitar é a vinícola Pizzato! Com vinhos complexos e concentrados, a vinícola está numa localização privilegiada. Além disso, oferece passeios e visitas que são experiências únicas. Uma dica é provar a degustação de vinhos e espumantes harmonizada com queijos e charcutaria.

 

Cooperativa Vinícola Garibaldi | Garibaldi

Fotos Rafael Torres Atz

Com mais de 80 anos de trabalho, a Cooperativa Vinícola Garibaldi é o conjunto vitorioso de dedicação e inovação. Todo esse esforço tem sido reconhecido nos últimos anos, com diversos prêmios internacionais sendo acumulados. Para quem deseja uma experiência sensorial completa, a vinícola oferece uma degustação às cegas

 

Além da qualidade e exclusividade de sabores, as vinícolas da Serra Gaúcha oferecem paisagens deslumbrantes aos visitantes. Você conhece outras vinícolas imperdíveis? Conte para a Censi Fisa nos comentários.